sábado, 4 de outubro de 2008

Sobre o preço das coisas aqui

Pessoal,

Nessa postagem, eu gostaria de refletir sobre a taxa de câmbio.

Mas, antes, deixe-me introduzir o Michel a quem não o conhece (foto na postagem anterior, abaixo). Ele é, aqui, a pessoa que está me dando o maior apoio, correndo atrás de muitas coisas e o principal responsável para que desse certo eu estar aqui. Em outras palavras, ele é o meu co-orientador. E é com ele que eu farei um curso na Sorbonne. Agora, voltemos uns 20 anos atrás: ele era professor na Escola de Música de Jundiaí, da profa. Josette Ferez, na rua Prudente, que foi onde eu o conheci. Na época, eu não tinha mais do que 10 anos, creio. É engraçado como o Mundo dá voltas...

Agora, voltemos à taxa de câmbio. Na realidade, o que queria falar é que ela é totalmente irreal. É apenas uma base para transações monetárias. Mas, na vida real, no dia-a-dia, ela não existe. Não tem como você fazer a conversão de R$ para EUR. À grosso modo, com exceções, é lógico, o valor que você pagaria em uma coisa aí no Brasil, em R$, é o mesmo preço dessa coisa aqui, só que em EUR. Por exemplo, no supermecado, 1/2 quilo de café custa, no Brasil, em torno de R$ 5, aqui custa EUR 5; um quilo de carne no Brasil está por volta de R$ 20, aqui está EUR 20; um café expresso que você paga em uma padaria R$ 1,5, aqui está EUR 1,5. Se você paga em um chop no Brasil algo em torno de R$ 2, aqui está em torno de Eur 2,5. O que dá muita diferença, bem verdade, são os produtos com um valor agregado maior, como eletro-eletrônicos ou carros, por exemplo. Acredito que isso seja devido aos altos impostos cobrados pelo governo brasileiro. Agora, uma coisa que é absurda de cara aqui é, sem dúvida nenhuma, o aluguel. É muito difícil encontrar algo por menos de EUR 5oo/mês. E, mesmo nesse valor, é um apartamento de apenas um cômodo (+ banheiro), de não mais do que 10 m2. Agora, o transporte coletivo, em Paris, funciona muito bem. Pagando-se EUR 55/mês, tem-se direito a usar ilimitadamente todas as 13 linhas do mêtro (algumas com bis) + as 4 linhas do RER + as 3 linhas do Tram (bonde elétrico). É por isso que não se vê tantos engarrafamentos por aqui como se tem em SP...

Um abração a todos e até a próxima postagem...

Um comentário:

Lígia disse...

cuidado com os exageros.....beijocas