quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Agora direto da Maison du Bresil

Pessoal:

Demorei um pouco para atualizar meu blog, mas, como diria o Dito, agora vai.... O que eu estou devendo para vocês são as fotos... Agora vai também (espero...).Ontem achei um lugar onde comprar um adaptador que serve da tomada brasileira para a francesa (tem alguns detalhes que a gente se esquece, antes de viajar...) E, assim, consegui carregar as pilhas recarregáveis que trouxe...

Sobre hoje, quinta-feira: Hoje fiz duas coisas muito bacanas e tive uma overdose de Messiaen. A 1º foi ir à loja da editora Alphonse Leduc. Eles são editores de partituras musicais e são eles que editam todas as obras do Messiaen. Fui lá gastar um pouco do dinheiro da reserva técnica comprando partituras. É uma loja bem bacana... Vendem exclusivamente as partes editadas por eles mesmos. Não creio ter visto isso no Brasil, uma loja de um editor de partituras que vende exclusivamente as suas próprias edições...

Após sair de lá, fui à Igreja da Sainte Trinité (Santíssima Trindade), na qual eu já tinha ido alguns dias antes. Cheguei lá por volta de 17h00. Às 17H30 teve a abertura de uma exposição sobre Messiaen, com um quadro dele e vários cartazes e fotos. Lá por umas 18H00 teve um comes-e-bebes free com direito à Champagne da região da Champagne mesmo (para eles é champagne nacional...), alguns pratos salgados e (lembrei de você, Silvana), o famoso "macarron" francês, de vários sabores e cores. Acho que eu exagerei em comê-los, pois teve uma hora em que uma sra. inclusive pegou um e, antes de comê-lo, veio me perguntar se eles estavam realmente bons... (Acho que ela viu eu comendo com gosto e se interessou também...) Após a comida "di grátis", houve uma palestra com um sr. que assistiu ao lado do Messiaen, em 1983, a estréia da ópera São Francisco de Assis, e falou, por 1h30, sobre essa experiência... (Nessa hora eu juro que fiquei com um pouco de sono...) Lá pelas 20h00, houve ainda outra palestra, essa mais rápida, de 30min., ainda sobre a mesma ópera, mas com um outro palestrante. E, lá pelas 20h30, houve um concerto, dentro da própria Igreja mesmo, onde havia um ator, lendo trechos da ópera, e um organista improvisando sobre melodias da ópera. Não era a ópera propriamente dita, mas era uma criação sobre ela... Ou seja, hoje foi Messiaen na veia.... (Afinal de contas, é para isso que eu vim tão longe...)

Em relação à Sorbonne, deu tudo certo a minha inscrição e já estou com a carteirinha na mão... Aliás, como eles gostam de fazer cartões, por aqui. Tenho o cartão de chave do apartamento, o cartão do Passe Navigo, que dá acesso ao metrô, o cartão de estudante da Sorbonne, o cartão do telefone comum (ligação locais), o cartão para ligações internacionais, e ainda me falta o cartão de residente da Citè Universitèrie que só fica pronto semana que vem... Haja lugar na carteira para colocar tanta coisa....

Um "bisou" a todos e até amanhã... (espero que com fotos...)

4 comentários:

Mom disse...

Que batuta, Tatá!
Fico feliz por você!
E seu francês, está melhor o auditivo ou o falativo?
Depois do champagne e do macarrão, só podia dar soninho...
Que pena não ter podido vê~lo hoje!!!
Abração, mom

Tadeu Taffarello disse...

Mamma: está melhor o auditivo... Eu me enrolo um pouco na hora de falar... É verdade, deu sono mesmo, mas foi bom...

Unknown disse...

Oi Tadeu
Muita paz para o seu coração.
Que bom que as coisas se ageitaram.
A vó Henédi também ficou muito feliz de ter falado com você ontem à noite.
Por aqui está confirmada minha viagem e estou autorizado a ir a Paris antes do curso, saindo daqui na terça-feira. Quando tiver mais detalhes te falo.
Saudades.
Pai

Lígia disse...

oie..adorei vê-lo via skype..
fico feliz po vc estar se virando bem assim..
Te amo