quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ircam e imediações






(continuação da postagem anterior)
.
Como já disse, hoje, quinta-feira, fez um belo dia de sol em Paris. E, algo que é bem europeu, pelo fato de eles não terem muitos dias bonitos como esse no ano, assim que o sol sai, é muito comum vê-los se esparramarem pelas praças e cafés, sempre a procura de um lugar para se esquentar ao ar livre. Na foto 1, isso fica muito claro. Ela foi tirada de frente do Centro George Pompidou, ou Beaubourg, como ele é conhecido por aqui, e que é também o nome da rua na qual ele está situado. Ele é um grande museu de arte contemporânea.
Agora eu gostaria de voltar a falar do Ircam. Ele está ligado administrivamente ao Centro Pompidou. E, fisicamente, eles são bem próximos (foto 2). O prédio da direita é o Beaubourg e o da esquerda é o Ircam. Este, na realidade, está localizado de frente à Praça Stravinsky (fotos 2 e 3). Essa praça tem um grande espelho d'água com figuras giratórias, algumas bem coloridas outras não. Cada figura faz uma referência a uma peça do grande compositor russo que dá nome à praça. Por exemplo na foto 3, a figura ao meu lado é um pássaro (na hora da foto, ele ficou meio de esgueio). É uma clara referência ao Pássaro de Fogo, nome de uma peça para orquestra de câmara.
Já as fotos 4 e 5 são da Médiatèque do Ircam: um lugar limpo, bem iluminado, aconchegante e calmo. Adorei muito ir lá para estudar. Reparem que o lugar da foto 4 é um mezanino que dá vista para o lugar da foto 5 (reparem na foto 5, no alto, à esquerda das luminárias, os abajures da foto 4).
.
(continua na postagem seguinte)

Nenhum comentário: