quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Paris enevoada e Bruno Ruviaro











Pessoal:
Hoje Paris amanheceu toda encoberta por um imenso nevoeiro (fotos 1 e 2, vista do meu quarto). A rádio já estava desde ontem anunciando a chegada de uma frente fria. E ela chegou com tudo, despencando as temperaturas. Agora, às 18h22 daqui, os termômetros estão marcando apenas 4°C!!!! E com sensação de 2!!!!! Mas, mesmo assim, fui aos estudos. Fomos à médiathèque do Ircam, mas chegamos muito cedo (13h30). Ela só abria às 14h00. Daí que ficamos passeando um pouco pelas escadas (foto 4) do Ircam, pois há um monte de portas com acesso restrito... Mas, mesmo lá, encontramos algo para nos divertir: posamos para uma foto ao lado do Xenakis! Ou, ao menos, ao lado de sua foto (foto 3). Ainda esperando o tempo passar, encontramos o Bruno Ruviaro, ex-aluno da turma 94 de Composição musical da Unicamp e que está estudando no Ircam. (foto 5). Fazia um bom tempo que eu não o via, acho que desde de 2003, creio...
Após esse encontro inesperado, a Médiathèque já tinha aberto, e eu segui para lá para estudar. Assisti a mais dois vídeos. Estou essa semana na empreitada de conhecer o Messiaen através de vídeos. Assisti a 2ª parte do vídeo em 3 partes de ontem; e mais um outro documentário, um pouco mais antigo, do Alan Benson, sobre o Messiaen. Foi bem bacana. Era da época em que ele ainda era vivo (tinha acabado de escrever o Saint Françoise d'Assisse) e tem uma entrevista com ele. Muito interessante. Ele dá um depoimento onde ele cita que o principal objetivo dele como professor era de incentivar o aluno naquilo que ele tinha de melhor, e não impor nele a sua música... Nas palavras (quase) dele, "um aluno que já é gênio, não é por causa do professor, ele será um gênio de qualquer forma; já aquele que tem muitos erros, mesmo dentro dos erros é possível encontrar algo que seja bacana e é papel do professor indicar ao aluno aquilo que é bacana, pois muitas vezes o aluno não sabe a diferença, e incentivá-lo a seguir esse caminho, a explorar melhor essa possibilidade."
Eu acho que a relação entre Messiaen e Almeida Prado é exatamente essa: o Almeida não deixaria de ser um gênio caso não tivesse tido aulas com Messiaen, porém é bem capaz que ele tenha apontado alguns caminhos a seguir que já estavam presentes no aluno Almeida e que, a partir de então, passaram a ganhar mais e mais importância... (Óh! já dá a conclusão da tese, só falta explicar o porquê que eu acho isso.....)
Um grande abraço e até amanhã,
Tadeu

Um comentário:

Lígia disse...

Você me fez lembrar um filme muito trash que assisti neste final de semana "o nevoeiro"

Cuidado com o que se pode esconder em um nevoeiro...

Gostei mesmo da sua fala de 'conclusão'

Te amo