sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Apes - Association Parisienne d'Etudes Spirites





Pessoal,
.
Hoje, sexta-feira, fui ao centro espírita de novo. Hoje com mais calma, e sabendo que o trem demora 1h para chegar (fica no Banlieue, em Vincennes - metrô linha 1 Saint Mandé), saí mais cedo de casa e cheguei a tempo de tirar umas fotos. O prédio é bem modesto, fica no térreo de um prédio residencial. (fotos 2, 3 e 4). O salão (foto 5) cabe umas 30 pessoas, no máximo. Ainda estava vazio, porque era antes da reunião. Há duas portas à esquerda na foto. A que está com a luz acesa, mais à esquerda, é a cozinha e tem uma máquina de café; já a mais à direita, é a sala de passe. O rapaz lá na frente foi quem fez a exposição de hoje (acho que ele estava se preparando para tanto). Hoje o assunto foi sobre o que acontece depois da morte. Foi bem bacana. O que eu reparei é que o pessoal aqui faz bastante discussão, não fica apenas sentando ouvindo. Acho que é um hábito francês o discutir as idéias. É bacana. No meio da reunião, alguém levanta o braço e diz: "Eu não concordo com isso, por causa de tal tal e tal." E, daí, outro responde: "Eu não concordo com você por isso, isso e isso." É lógico, não chega a perder o rumo da conversa, pois, além da proteção espiritual, há também ao menos duas pessoas que ficam no comando da reunião, fora o palestrante. Normalente são essas duas pessoas que retornam a discussão ao prumo das idéias espíritas. Percebi também que o pessoal que participa da reunião, não os que comandam, têm muitas dúvidas básicas, coisas que estão nos livros de Kardec. Por exemplo, hoje ficou uma grande discussão se o perispírito continua com o espírito e se a gente permance com o formato (altura, rosto, cabelos etc.) que tínhamos na última encarnação. Sei lá, acho que é normal. Eles têm também reuniões de estudos, mas essa que fui é uma reunião aberta a todos. E, com certeza, nem todos leram Kardec.
Vou continuar indo pois gostei bastante.
No final também fiquei conversando um pouco com o pessoal. Grande parte é de brasileiros. Tomei café e tudo...

Um grande abraço e até a próxima...

Tadeu

Ps: retificação: nas fotos da festa da Maison, a Elen me ajudou a reconhecer as pessoas da fotos: a moça de São Paulo é a Rosangela (fotos 1 e 2); o rapaz de Minas é o João (foto 1), o professor de dança da Unicamp se chama Adilson; a moça que estuda teatro se chama Alyxandra e o outro é violoncelista, é não mora na maison (ela também não lembrou o nome). Obrigado Elen.

Quem quiser acessar o blog da Elen, é http://e-medeiros.blogspot.com/

3 comentários:

Lígia disse...

Fico muito feliz em saber que vc encontrou um grupo legal para continuar os estudos espíritas.

Beijovsky
Te amo

Mom disse...

Adorei de novo as explicações da velha sempre-nova igreja...
E a Raquel, não respondeu...
Abração com saudades,
Mom

Andre' disse...

Fala Jakera Trankera!!!!!

Muito legal, fico feliz que vc esteja curtindo muito aí!!! Continua escrevendo sempre... apesar de nem sempre eu estar respondendo, to sempre curtindo suas peripécias aqui no blog!!!

Minha mudança chega esta semana, finalmente, no final de semana que vem já devemos estar lá no Torres!!!

Abração, e já no aguardo do próximo post...

Se cuida aí, fica om Deus!

André