quarta-feira, 8 de outubro de 2008

As árvores do meu novo jardim





Bom, acho que não é segredo de ninguém a grande paixão que tenho pelas árvores. Pois bem, as árvores que temos aqui na Europa são BEM diferentes das do Brasil. Em primeiro lugar porque, de uma maneira geral, as florestas tropicais tendem a ter uma enorme variedade de árvores com poucas espécies de cada uma delas; enquanto nas florestas temperadas, ou seja, das regiões mais frias do Globo, a diversidade diminui, porém a representividade aumenta (quer dizer, menos tipos de árvores, porém com mais indivíduos de cada espécie). E, também, de uma maneira geral, as árvores que temos nas regiões mais frias do Mundo são as coníferas, já adaptadas ao frio e que permanecem verdes o ano todo (por isso são chamadas, em inglês, por exemplo, de "ever green") e as árvores de folhas caducas. O fenômeno das folhas caducas não é exclusivo às árvores das regiões frias: elas ocorrem em algumas espécies brasileiras também: em um ou outro caso, as causas do caduquismo, apesar de aparentemente diversas, são as mesmas. No Brasil, algumas árvores, com destaque para as diversas espécies de ipês, perdem as suas folhas como uma forma de se defender do "inverno" brasileiro que é, na verdade, em muitas regiões, um período bastante seco do ano. As espécies caducas do Brasil são mais comuns nos ecossistemas do Cerrado e da Caatinga, justamente aqueles que passam por um período do ano onde a ausência de água é bastante acentuada. Perdendo as suas folhas, elas economizam a água que seria transpirada por elas (a perda de água pelas folhas é um resultado do processo de fotossíntese). Já nas regiões temperadas, as árvores perdem as suas folhas para se defenderem de três situações adversas à sua sobrevivência: o frio, a baixa oferta de luz solar e, por incrível que pareça, a baixa oferta de água, pois boa parte da água disponível está ou congelada ou inacessível às suas raízes. Ou seja, na realidade, a ausência de água em uma parte do ano é determinante para o comportamento das árvores caducas. Assim, com a chegada do frio, os bosques europeus vão ganhando tons de amarelo, vermelho e marrom. (foto 1: vista do meu quarto - destaque para o tom amarelado das árvores). Entre as árvores do meu "novo jardim", encontrei duas que gostaria de destacar pela sua beleza e comportamento ímpar: o Plátano e o Marronier. O primeiro é bem famoso: suas folhas estão na bandeira do Canadá. Porém há duas espécies: a americana e a européia. Provavelmente, na foto 2 (ao fundo -Maison du Brèsil), seja uma espécie européia (Platanus orientalis). O tom avermelhado das suas folhas anunciam a chegada do outono e, como não pode deixar de ser, do frio do inverno também. Já o Marronier (Aesculus hippocastanum), na foto 3 já com um tom amarronzado bastante pronunciado em suas folhas (é só comparar com o "ever green" que está ao seu lado na foto), é o que dá o fruto chamado de Marron (foto 4). Com esse fruto é que se faz o, voilà, "Marron Glacé", que nada mais é do que o fruto do marronier "glaçado". Daqui há algumas semanas eu vou voltar a tirar fotos das mesmas árvores e vocês verão como todas as suas folhas já se foram.
Ah!, faltou a foto 5: ela é do prédio principal da Ciup (parque do qual a Maison do Brèsil faz parte). A diferença para a foto já postada é que ela foi tirada da parte de trás do prédio (ao contrário de lá, que foi tirada de frente de quem entra pela portaria principal).
Um grande abraço a todos, um beijão para a minha Lindona e até a próxima,
Tadeu

4 comentários:

Lígia disse...

Oi queridão...
Pelo que vi e li vc estava entusiasmado com o novo "jardin".
Gostei da aula...adorei também "um beijão para minha lindona"

Pena não termos nos falado.Precisei sair após a aula e só voltei depois das 18:30, o que para vc já eram mais de 23:00...snif :(
Te amo...
Boa sorte

Tadeu Taffarello disse...

Gata:
também te amo muito. Fiquei na Net até por volta de 23h3o, depois fui tomar banho, ler um pouco da "Femme de trente ans" (estou quase acabando, só falta o último capítulo) e fui dormir mesmo por volta de 0h30. Acordei hoje às 8hoo. Pelas manhãs, estou indo estudar um pouco de trompete e compor lá em baixo na cafeteria, onde tem um piano e a diretora disse que posso fazer barulho à vontade.

Um beijão,

Tadeu

Vestígios do dia disse...

Otima aula de biologia...
Como è bonito o outono europeu...
pena que è frio!
bjao

Unknown disse...

Tadeu
Muita paz para o seu coração.
Fiquei muito feliz com a aula sobre as árvores.
Realmente você precisa tirar fotos dos mesmos lugares em várias épocas no período que você está aí. Por exemplo uma a cada mês. E depois a gente compara as mudanças.
Por aqui o André, Lu e Pedro já estão em casa e te aguardam para plantar a árvore na frente da casa de aluguel deles e também no terreno.
Uma má notícia: muito provavelmente a minha viagem para a Alemanha não será aprovada pela SAP em virtude da crise internacional e da recessão que se avizinha. Ainda tenho uma pequena esperança de aprovação, mas bem pequena...
Um abração de saudade