sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Centro espírita em Paris

Ao contrário de ontem, hoje, infelizmente, não tirei nenhuma foto. O dia estava muito belo e propício para tanto, mas, na hora do almoço, eu esqueci a câmera dentro do armário da biblioteca na qual eu estava. Bom, agora vocês já sabem o que fiz o dia inteiro, fiquei enfurnado na biblioteca (il faut travailler....): pela manhã compondo uma peça para piano (essa será com dedicatória para a Lúcia Cervini, nova professora da Universidade Federal de Pelotas - Parabéns!....). À tarde, fiz um achado incrível: há um microfilme lá na BNF com 222 cartas escritas por Almeida Prado na época em que ele morou em Paris e destinadas à profa. Nadia Boulanger. (Poxa, Almeida, 222! Você não podia ser mais "prolixo" não?????) Tomei nota do número delas e pretendo, talvez segunda, talvez na terça, voltar lá para começar a olhá-las (acho que vou demorar um pouco até lê-las todas.....).
Saí de lá por volta das 16h00 (havia chegado às 10h00), pois fui participar de um grupo de conversação em francês aqui dentro da Citè mesmo. Estávamos lá eu, um rapaz japonês chamado Massa, uma outra brasileira artista plástica e duas espanholas, a Susanna e a Maria. A Susanna faz música também, toca órgão; já a Maria tem a pintura como hobby. Foi bem legal. Há uma professora que ajuda nos corrigindo e nos auxiliando no vocabulário, além de, também, propor-nos temas para debates. Foi bacana. Vou de novo na segunda...
Saí de lá por volta de 19h30 para ir a um centro espírita aqui em Paris que eu tinha encontrado na Internet. Achei que em 30 min. chegaria. Doce ilusão: é no Banlieue (subúrbio) de Paris e demorei 1 h. para chegar. Conclusão, cheguei atrasado. Até levei a câmara com intenção de postar no blog, mas creio que ficará para semana que vem (agora que já sei que demora 1h, saio mais cedo de casa....)
Sobre a reunião: foi bem simples. Certo que perdi o início, mas , quando entrei, havia já um orador que estava apresentando uma palestra sobre a riqueza e a fé. (la richesse et la foi). A sala era bem pequena, havia 25 pessoas lá e, talvez, caiba no máximo umas 35 (havia alguns lugares vagos.) O rapaz palestrante era brasileiro, mas a palestra era em francês. Depois de um tempinho, houve abertura para perguntas e deu para ver claramente que havia não apenas o pessoal brasileiro (que eram principalmente o pessoal da direção do centro) como também o pessoal francês (dá-se para ver a diferença pela fluência ao falar...) Após isso, houve a aplicação do passe. Durante a aplicação, mas do lado de fora da sala de passe, uma pessoa fazia a leitura do evangelho. Encerrada a aplicação do passe, houve uma prece final e acabou. Isso já era por volta de 10h00. Consegui chegar em casa de novo por volta das 11h00. (Dêem uma olhada no site deles: http://www.apes.asso.fr/ )
Ou seja, foi um dia bastante corrido, mas proveitoso....

Um grande abraço,

Tadeu

Ps: pai: eu vi sim a sua postagem dizendo que muito provavelmente você não venha mais aqui. Até mesmo lhe respondi, em forma de um comentário. Fiquei muito chateado, mas, o que posso fazer?... C'est domage.... (é uma pena)

14 comentários:

Ademir Campos disse...

Puxa, hoje vc só falou de coisas que eu gosto!
A música, o Centro Espírita, o vinho...
Muito legal acompanhar o seu dia pelo blog.
Pelo que eu vi, quando se fala em Espiritismo, mesmo na França, os brasileiros estão presentes.
É isso aí cara, curta cada momento, pois as boas recordações sempre trazem de volta, a emoção que sentimos no local onde estávamos.
Muita paz e força aí!!!
Abração.

Ademir

Unknown disse...

Tadeu
Muita paz para o seu coração.
Fiquei feliz de você ter encontrado um Centro por aí.
Vai observando bem como são as reuniões, os dias e horários pois ainda não perdi a esperança de estar por aí com você.
Pode surgir um convite para ir a Londres ainda em novembro para um trabalho na Sell. Se der certo, Londres - Paris é um pulinho.
Vamos torcer...
Um abração

Unknown disse...

Sell = Shell
desculpe-me.

Lígia disse...

Oie...espero que essa aula tenha lhe dado novo ânimo ...

Fiquei impressionada com o número de cartas do Almeidão..será que havia ´algo´... para se pensar...

Apesar de ter falado sobre o centro, você não disse se gostou...
Orai e vigiai sempre...
Saudades
Te amo

Tadeu Taffarello disse...

Ademir: valeu pelo apoio. Realmente tem brasileiros nos centros por aqui. Quero ver se semana que vem eu me programo para chegar lá mais cedo e conversar direito com as pessoas para descobrir quem são elas.
Lindinha: eu gostei sim. Apesar de ter perdido o começo, deu para perceber que a casa tem uma orientação correta. É lógico que o formato das reuniões nunca serão iguais de uma casa para outra, pois os objetivos são diversos. O que eu senti ontem é que houve uma discussão grande em torno da questão da riqueza, não apenas porque era o assunto, mas talvez também porque seja um assunto pertinente aqui na Europa.

Um abração (Ademir e Lígia) e um beijo (esse para a Lígia, apenas.)

Unknown disse...

Tadeu,
Busqy=uei no Google "Centro Espirita em Paris" e encontrei o seu blog.
Adorei!
Mas voce ja esta de volta ao Brasil, ne?
Estou com um amigo hospitalizado em Paris. Ele esta muito sozinho e eu gostaria de encontrar alguem de uma casa espirita que pudesse visita-lo.
Voce pode me ajudar?
Ele esta no Hopital Saint-Antoine
184 rue du Faubourg Saint-Antoine
75012 PARIS
Rossana
rossanausa@gmail.com

Anônimo disse...

Por mero acaso, j'ai tombé sur ton Blog. Comecei a ler e me deu uma vontade imensa de estar em Paris, cidade que tanto gosto. Você falou da BNP e fiquei me imaginando nos meus tempos de bibliothèque, tempos de mestrado numa pequena cidade do Québec. Senti uma vontade imensa de morar em Paris e uma saudade maior ainda de andar pelas ruas da cidade de Piaf. Fiquei lembrando das ruas charmosas da cidade, da caminha de l'Arc du Triumphe jusqu'à Bastille pela Rivoli, passando por Saint Paul e fazendo uma parada no Brioche Doré para um pain au chocolat com um jus de pomme. Que viagem!!!
Aqui, tudo é um pouco diferente. Montréal nao tem, definitivamente, l'allure de Paris. Paris é unica. E cada passagem por la, também.

Vou continuer lendo seu blog (coisa que muito raramento faço)
Abraço

Unknown disse...

Oi Tadeu, boa noite. Pesquisando outras outras, encontrei as tuas mensagens. Meu nome é Lucia, e estaremos eu e meu marido, indo pra Paris dia 17 de maio. Ainda moras aí? amamos Paris e sempre que dá, passamos as férias curtindo essa cidade maravilhosa. Gostaria de saber mais sobre esse Centro Espírita e se eles aceitam visitantes. Caso seja mesmo possível, vc poderia nos dar o endereço? um abraço fraterno, Lucia

Lu Lourega disse...

Oi, Tadeu! Estou indo para a França pela primeira vez e vou visitar Paris e Tolouse. Como espírita, um dos meus desejos é conhecer um Centro Espírita em alguma dessas cidades. Podes me dar o endereço deste centro que tu visitou? Se souberes de outros eu agradeço, pois ainda não sei qual será o mais perto do albergue que vamos ficar. A viagem é no final de junho. Obrigada! Abraço! Luciane.

Roberta disse...

Olá Tadeu! Faço minhas as questões acima! Estou indo morar em Paris e o que mais está me doendo é deixar de frequentar as aulas da casa espírita que frequento em São Paulo. Gostaria de saber mais informações sobre esse núcleo que você visitou... ou se você encontrou outras opções depois disso. Obrigada e um abraço!

Mel Gama disse...

Olá!
Estou indo em janeiro para Paris e estou à procura de um Centro Espírita. Foi assim que encontrei seu blog.
Grata
Mel

luciana_ disse...

ola, estou em Paris estou precisando do endereço de um centro espirita, poderia me ajudar??? obrigada

luciana_ disse...

Ola Tadeu!!! me ajude encontrar um centroo espirita em Paris, obrigada

Deca disse...

Oi.Seta q tem Centro Espírita em Strarburg?Tenho interesse.... Obrigada!