sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Do Opera ao Conservatório Antigo











Pessoal:
Hoje fui conhecer um canto da cidade ao qual ainda não tinha ido. Pegamos um metrô e descemos de frente ao Opera (foto 5 - não sei porque, as fotos começaram a sair de trás para a frente...). É muito bonito esse prédio: A ópera na qual habitava o Fantasma da Ópera é essa aí... Saindo de lá, passamos nas Galerias Lafayette (foto 1) pois o Rodrigo queria comprar uma boina e, também, porque ela fica bem atrás da ópera... Depois, fomos explorar a rua de Roma (foto 4). Ela é uma rua onde fica a maior concentração de lojas de partituras, instrumentos musicais e de ateliers musicais de Paris. Isso porque ela é ao perpendicular à rua de Madrid, que é a rua do Antigo Conservatório Nacional de Paris, atual conservatório Municipal (foto 2). É nesse prédio que Almeida Prado teve aulas com Messiaen, pois o outro, o novo, da Praça da Villette ainda não existia. Pois bem, antes de chegarmos ao Conservatório, subindo ainda a rua de Rome, eis que encontramos a Renata. A Renata é uma amiga pianista do Rodrigo (foto 3). Foi incrível: a gente não combinou nada, simplesmente a gente se cruzou na rua, no meio de Paris!!!! Foi bem bacana... Saindo de lá a gente retornou ao Châtellet à pé e eu fui ao centro enquanto o Rodrigo voltou para a casa.
À noite o Arthur me ligou e fomos a um Karaokê na Maison des Provences de France, aqui dentro mesmo da Citè Universitérie. Foi bem bacana, mas chegamos tarde (já são 2h55 aqui...) Preciso dormir pois amanhã terei a minha primeira aula com o Michel (até que enfim, depois que a última não deu muito certo...)
Mas, antes de me despedir, gostaria de compartilhar com vocês algo que escrevi no blog da Elen, pois achei que ficou até bacaninha...
Elen:
Ontem, por sugestão da Cris, fui olhar com mais calma o seu blog. Na verdade, a Cris me disse que há um vídeo dela dançando. Realmente o encontrei. Mas, daí, aproveitei para olhar desde o começo (janeiro) aquilo que você já escreveu. Não li tudo... Fiz como a gente fez no Louvre: foi "en passant". Mas li algumas notícias que me chamaram mais a atenção. Mas fiquei um pouco mais animado, pois percebi que eu não sou o único a ter deveras dificuldades de adaptações aqui na França... Digo isso principalmente em relação às primeiras postagens, pois, como ainda estou no meu primeiro mês aqui, muitas coisas que lá estão encontraram ressonância nas coisas pelas quais estou passando: dificuldade de se expressar em outra língua; ter de ficar pedindo "pardon" porque não entendi direito o que foi dito; me localizar bem nessa cidade imensa; enfrentar a estação Châtelet em horário de pico (17h00 é o pior...); ficar longe da pessoa que a gente ama (no seu caso o Alexandre e no meu a Lígia...); estranhar a maneira absurda que essa cidade tem de ser uma espécie de deserto cheio de gente (as pessoas fazer questão de não interagirem umas com as outras...); enfim, tudo isso... (Ainda bem que não precisei ir atrás do título de sejour, pois vi a novela que foi para você conseguir o seu...) Ler o seu blog me deu forças e agora tenho certeza de que eu conseguirei encarar tudo isso de frente e seguir bem, como você está hoje, graças à Deus. E, além de tudo, não se esquecer de que somos mesmo brasileiros e nunca nos deixarmos levar pelas faltas de delicadezas desse povo e não abaixarmos a cabeça (creio que seja importante mantermos a nossa identidade; ou seja, não é por que aqui o pessoal entra no ônibus atropelando tudo mundo ou que ninguém cede o lugar para uma sra. se sentar no lugar reservado a idosos eu irei começar a fazer o mesmo... É nesse sentido que eu quero dizer...)Enfim,muito obrigado por ter compartilhado comigo (e com outras pessoas também...) os seus pensamentos e sentimentos nesse espaço virtual.
Um beijo,
Tadeu
E a resposta dela:
Tadeu,
muito obrigada pelo seu comentário. Acho que vc resumiu bem o sentimento de quem chega aqui. E acho que grande parte das pessoas compartilham as dificuldades e o sentimento perante tudo isso. O empecilho com a língua é apenas um dentre outros, mas a gente encara as coisas de frente. Hoje já estou mais acostumada e adaptada à cidade, mas a saudade da terrinha é grande e a vontade de voltar sobressai.
Abraço.

Abraço e beijo também para todos que continuam acompanhando o meu blog,
Tadeu

2 comentários:

Vestígios do dia disse...

Também quero ir ao Karaoke!!!haha
Quando eu for praì vcs estao intimados a me levar!!!

Abraço da Camila e da tia Susanna

Elen disse...

Tadeu,
vc postou os comentários do meu blog! Haha! Mas, enfim, respondi o seu comentário às pressas. Estava indo viajar, com mala a ser feita e tendo de acordar às 4h da manhã... escrevi um monte de coisa e quando fui postar o blog deu problemas. Escrevi de novo e novo problema. Daí, escrevi aquela resposta nas coxas, pensando que não daria novamente e... deu! Há algumas problemas de escrita, inclusive. Mas o que eu queria te dizer é que, apesar dos pesares, o tempo que a gente passa aqui é um aprendizado enorme. E mesmo com o tempo, começamos a entender o perfil dos franceses, a maneira deles agirem assim. Não é à toa. É estranho pra gente? É. Muito! Mas é preciso também ter um pouco de paciência que as coisas se ajeitam... amanhã o Alexandre chega. E logo logo sua esposa tb... daí, Paris se tornará mais bela, vc vai ver.
Abraço,
Elen.