sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Simplesmente Boulez

(Faltam 13 dias!)

Com o perdão da palavra, mas PÊQUÊPÊPARIU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Hoje eu mesmo fiquei surpreso com o tanto de coisas que fiz!!!! Primeiro , de manhã, tive aula com o Michel. Após a aula, fomos ao Star Bucks perto da Sorbonne (já está virando um clássico fazer isso...) para conversarmos sobre a entrevista de ontem. Bacana. Porém, o melhor ainda está por vir... Saindo de lá, fui ao Conservatório pois eles estavam tocando, desde às 11h00 da manhã, a Integral de obras para órgão do Messiaen. É quase uma "rave" de peças de Messiaen! Primeiramente que só o órgão do Conservatório já é um espetáculo à parte!


Cheguei lá por volta de 16h20. Ai que, para minha surpresa, o Pierre Boulez apareceu por lá!!!! Ele foi dar um testemunho sobre a convivência dele com o Messiaen. E vejam só que foto que consegui!!!


O sr. Boulez é um barato. Eu pedi a ele, por favor, se eu poderia tirar uma foto e ele, na hora, já colocou todas as coisas que estava carregando no piano ali atrás e virou já se ajeitando para a foto e disse: "Je suis prêt!" (Eu estou pronto!). E pensar que ele é um dos caras mais importantes da História da Música do pós-guerra!!!!!!

Depois, saindo do Conservatório umas 19h15, corri para o Museu d'Orsay, pois teria um concerto de piano lá. Foi muito bacana. Tocaram, além de Debussy e Mozart, a peça "Visions de l'Amen" para dois pianos do Messiaen. O detalhe é que as duas pianistas eram irmãs!!!! Foi muito bacana...
-----*---*-----
Programação Cultural Tadeu's Tour para amanhã:
  • Encontro às 10h00 (sem atrasos, por favor!) na Maison du Brésil para saída em direção ao Concerto no Museu d'Orsay (2º concerto da série Messiaen e seus mestres, cujo primeiro concerto fui ontem à noite), que será a partir das 11h00 (entrée libre).
  • Assim que acabar o concerto, creio que umas 13h00, corrida ao Pompidou para aproveitar o 1º domingo do mês de dezembro. (1º domingo do mês = museu grátis!);
  • Saída do Pompidou por volta de 15h15 em direção ao Conservatório para a continuação da saga "rave" Integral de peças para órgão de Messiaen no Conservatório. O concerto começa às 16h00 e está com duração prevista de 2h (entrée libre);
  • Das 18h00 às 20h00 - pausa para almoço e jantar (até agora estarei passando fome, mas tudo bem...)
  • 20h00, quarto e último concerto de peças de piano da série Messiaen e seu mestre no Orsay (entrée libre).

Frente a tudo isso, só tenho uma coisa a perguntar:

E AÍ, VAI ENCARAR?!?!?!?!?!?!?!?!??!

Todos os concertos gratuitos! Museu gratuito! É só ter disposição e vontade para fazer uma jornada para lá de cultural!!!

-----*---*-----

A entrevista de ontem rendeu frutos e ressonou também no Brasil. Comentário do Silvio Ferraz, meu orientador da Unicamp, sobre o post de ontem (ele me escreveu no email...):

"pergunto:
o tadeu tem de colocar a história do chá também no relatório?esta é genial....
Tadeu, il faut faire attention à plus petits signes!
abs

silvio"

E do próprio Gaussin por eu ter-lhe enviado a foto:

"Cher Tadeu,
C'est très gentil à vous, de m'avoir envoyé cette photo souvenir de votre visite.

Merci beaucoup de cette intention.

Bien cordialement à vous,
3A"


Ainda outro, do José Augusto Mannis, professor da Unicamp, e de quem o Allain disse se lembrar muito bem:

"Caro Tadeu
Que agradável supresa. Por favor retribua um abraço forte e carinhoso ao Allain. Espero que ele esteja bem. Trabalhamos na verdade no Ensemble de l’Itinéraire com um grupo chamado EIEI (Ensemble d’Instruments Electroniques de l’Itinéraire) formado pelo Tristan Murail e Françoise Pellie (Teclados) Claude Pavy e François Bousch (guitarras), Jean-Guillaume Catin (Percussão eletronica). Eu fazia a régie geral do live electronics e operava com eles ao vivo, além de preparar parte dos dispositivos da eletrônica ao vivo com os compositores enquanto escreviam as obras. Ainda tenho os circuitos de implantação de varias peças arquivados. Me recordo de Camaïeux, dos ensaios e vários concertos que fizemos com essa obra. Espero que Vc esteja bem. Desejo sucesso em sua viagem.
Forte e Cordial Abraço
J A Mannis"

3 comentários:

Lígia disse...

Eu encararia na boa, mas....vc já sabe.

espero que vc se divirta muito amanhã.

Te amo

Elen disse...

Tadeu,
fiquei cansada só de ler sua programação. Bonne chance!
Pergunta: pq Allain assinou 3A?
Questão: da última vez, fomos ao Orsay no 1º domingo; será que a fila não estará imensa para entrar amanhã?! Tem certeza de que 1h de antecedência para sair da Maison é suficiente?!
Obrigada pelo convite; vou falar com Alexandre e amanhã nos encontramos no Beaubourg.
Abraços e boa jornada cultura,
Elen.

Paulo Taffarello disse...

Oh Cabeça... Boa sorte aí!! Realmente cansa só de lê!! hehe...
Saudades...
Ah, hj é o dia do título tricolor... do Sul!!