quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Pó Royal com casal E&A; Museu Idade Média; Teatro Athénée

(para mim, só falta apenas 1 semana... 7 diazinhos....)

Pessoal:

Primeiro gostaria de dizer que é uma pena ter de deixar para trás a postagem de ontem. Sem dúvidas, foi a mais linda que até agora consegui criar.... E, daqui há alguns dias, ela ficará esquecida ali no canto, no índice geral, misturada a inúmeras outras de uma maneira que a gente não sabe mais qual é qual... C'est bien domage....

Bom, mas quem aproveitou aproveitou... Quem não, dançou.... Então vamos lá.

Hoje fomos almoçar com o casal E&A (Elen e Alexandre). Acho que de tanto falar das tortinhas do Pó Royal, eles ficaram com vontade... A minha torta, na bandeja sem dono, era de cassis. A da Maíra e a da Elen eram de chocolate com raspas de chocolate branco e marrom por cima, já o Alexandre foi na de meio mousse com licor, meio creme de frutas com chantilly... Só pergunto uma coisa agora à Elen e ao Alexandre: Valeu a pena ir lá ou não? Aliás, hoje ainda, eles irão viajar à Grécia, mesmo com um clima de instabilidade política pelo qual o país está passando... Boa sorte!
Depois, à tarde, fui estudar. Mais à tarde ainda, o Arthur me ligou e fomos ao museu do Clunny, o Museu da Idade Média. É muito bacana. Hoje eles tiveram a soirée do Clunny, que consiste em uma noite onde os alunos de história da Sorbonne dão uma de guia de museu, explicando as obras para os visitantes, e a gente entra de graça. Adorei essa história: além de treinar o meu francês, tentando entender o que o pessoal falava, inclusive sobre manuscritos de partituras da Idade Média, ainda fui a um museu ao qual ainda não tinha ido e de graça!!!! Melhor impossível... Na foto abaixo, é a visão que se tem quando se está próximo do prédio principal da Sorbonne olhando para o Musée du Moyen-Age.
E essa é a visão que se tem encostado no prédio do Musée olhando o prédio principal da Sorbonne (viu, Lígia, é perto mesmo. Só tem uma pequena praça no meio. No dia 20 se quiser nos esperar por lá...)

Saindo do Museu fui ao Théâtre Athénée ouvir uma execução dos Oiseaux Éxotiques, do Messiaen, é claro... O teatro é bem bacana. Ele é bem próximo ao Opéra Garnier (o do Fantasma da Ópera), só que mais se parece com uma ópera em miniatura. É muito engraçado... Na foto abaixo, a entrada do teatro.
Como, a princípio, estava no último andar, aproveitei para tirar uma foto do lustre. Porém, como não lotou, fui cada vez mais descendo e cheguei até o primeiro andar (só não fui ao térreo pois de lá me deu a impressão que não enxergaria os instrumentos no fundo. Mas, se quisesse, conseguiria...)
Vejam como, lá do alto, o teatro é pequeno. Reparem que, na primeira fileira, há apenas 13 cadeiras e há, na foto, apenas 10 fileiras... E pronto, acabou aí. Ele não fica mais largo nem mais estreito para trás...
Essa é a visão que se tem do palco. Nessa hora, eu já tinha descido um andar e chegado ao segundo. (desceria ainda mais um no intervalo....)
A primeira peça tocada foi do Gerard Grisey. Mas como ele já morreu, não foi dessa vez que consegui uma foto sua... A segunda música foi do Michael Levinas, que aparece na foto comprimentando a violista pela apresentação que o quinteto de cordas acabara de dar de sua peça... Engraçado que o rapaz do segundo violino (o 2º na foto, da esquerda para a direita) me encontrou depois no metrô e veio conversando comigo até o Châtelet. Foi bem bacana...
Após o intervalo, foram tocados os Oiseax Éxotiques (Pássaros Exóticos) do Messiaen. Essa peça é para piano solo e pequena orquestra de câmara.
Depois ainda, à noite, cheguei na Maison e deu tempo de raspar um restinho do tacho de uma peixada que o pessoal fez (aliás, obrigado a quem se lembrou de mim e me providenciou uma remessa...)
Já ia quase me esquecendo de dizer algo. Volto ainda a esse mesmo teatro hoje ainda (na sexta, 20h00) e no domingo (16h00). Eles vão começar a série Ciclo Vocal de Messiaen, onde irão tocar todas as canções que ele compôs... Não irei a todos os concertos, mas a esses dois aí sim...
Um grande abraço e até amanhã,
Tadeu

5 comentários:

Unknown disse...

Tadeu
Muita paz para o seu coração.
Realmente acredito que você ache que é coincidência (ou acaso...).
Só quero te lembrar o psdeudoônimo de Deus quando não quer dar conhecimento de que a obra é DELE: nestas ocasiões ele se cjhama Acaso.
Um abraço de saudades

Mom disse...

Que teatro interessante! Acho que por ser pequeno.
O que achou do comentário de ontem?
Abração, Mom

Lígia disse...

Oie... gostei da opção do lugar de ponto de espera.

Pelo jeito terei que, de alguma forma, experimentar as tortinhas...já disse... é maldade.

Sempre novidadeiro e me deixando a par do seu dia-a-dia.

não se preocupe com o esquecimento dos outros. O importante é seu espírito se recordar a cada momento daquilo que lhe agrada com a mesma intensidade do ontem.

é assim que penso a cada momento que sinto sua falta.

Tadeu Taffarello disse...

Pai:

É, eu sei...

Mamma:

Gostei. Precisaria pensar melhor... Realmente talvez a música contemporânea seja para alguns um lugar não-cômodo. Mas você ouviu com atenção o vídeo do Messiaen que pus ontem? Como dizer que aquele movimento não é lindo?

Lindona:

Realmente procuro te deixar a par de tudo. Como você não está aqui...

Vestígios do dia disse...

Hum..que delicia essas tortas!!
Bjao