quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Allain Gaussin et Michel Fano

Pessoal:

Hoje aconteceu algo de incrivelmente ótimo para a minha tese. (Em francês, a gente poderia dizer "vachement" ótimo, ou, traduzindo ao pé da letra, "vacamente" ótimo....). É o seguinte. Desde o começo da semana que venho tentando entrar em contato por telefone com duas pessoas das quais o Michel (Malt) me passou o contato para marcar entrevistas. São dois compositores franceses que também foram alunos de Messian. São eles: Allain Gaussin e Michel Fano.

O Allain quer que eu vá à casa dele já nessa sexta. Ele até já me escreveu um email me passando todas as coordenadas de como chegar à sua casa, visto que ele mora no Banlieu (subúrbio, fora de Paris). Hoje, até mesmo para conhecer melhor quem é essa pessoa que se propôs a me acolher, fui ao Ircam procurar partituras e gravações de peças dele. E descobri um ótimo, excelente, maravilhoso compositor. Ele tem um trabalho sobre o gesto e sobre a textura que é muito expressivo. A temporalidade nele é bem desenvolvida. Explicando em miúdos, ele dá bastante tempo para que o material musical se desenvolva sem que soe forçado...

Se quiserem compreender um pouco mais, dêem uma olhada no site dele (vale à pena...):

http://www.allaingaussin.com/

O que é mais legal é que ele estudou com o Messiaen concomitantemente ao Almeida Prado... Será que ele se lembra do nosso Almeidão? Talvez isso nem seja o mais importante de se descobrir: o que ele pode trazer de informação preciosa para o meu trabalho talvez seja mais sobre como era a classe de Messiaen; como eram os alunos lá; como era o ambiente dentro do Conservatório na época; e outras coisas desse tipo. Enfim, acho que vai ser um grande desafio! Inclusive para o meu grau de desenvolvimento do francês. Preciso, agora, montar a entrevista (o que exatamente quero saber dele?)

Quanto ao Fano, ainda não pesquisei muito sobre ele, mas sei que ele é um pouco mais antigo na classe de Messiaen: foi contemporâneo de Boulez, na década de 1950. Mas, como ainda tenho até quarta para pesquisar sobre ele, vou deixar um pouco de lado isso.... (pelo menos até passar a entrevista com o Gaussin...)

Um grande abraço a todos e desejem-me sorte,

Tadeu

3 comentários:

Lígia disse...

Boa sorte.
Espero que Alain e Michel lhe abram novas portas.

Te amo.

Unknown disse...

Tade
Muita paz para o seu coração.
Fico feliz com as descobertas que te trazem felicidade.
Os caminhos da amizade são muito mais sólidos e eternos que se pode imaginar.
Cultive a amizade sincera e desinteressada e vai construindo este bom ambiente ao seu derredor. Ele vale para toda a eternidade.

Tadeu Taffarello disse...

Valeu, pai...

Espero ter um amigo como o Gaussin para mim. Não o conheci ainda como pessoalmente, mas por telefone ele foi extremamente simpático e (aí entra um pouco o interesse, mas artístico), ele compõe muito bem!

Um abraço,

Tadeu