sexta-feira, 21 de novembro de 2008

"Olha ele lá!" : Almeida na classe do Messiaen

Pessoal:

Hoje tenho ótimas notícias!!!

Xeretando em uns livros antigos na Médiathèque do Ircam, não é que encontrei uma foto preciosíssima!!! O Almeida na classe do Messiaen, na turma de 1969/1970.
Aqui vai um detalhe da foto: o Almeida é o de bigode, à esquerda da foto; já o Messiaen é o sr. de óculos sentado ao piano... (o do meio, o único sem óculos, é o Michäel Levinas...)
Essa foto acaba de uma vez por todas com a dúvida que pairava desde a saída do livro de Jean Boivin. O pesquisador canadense, em seu livro intitulado "La classe de Messiaen", traz nos anexos uma lista de "todos" os alunos que estudaram com Messiaen no Conservatório. Porém, o Almeida não estava nessa lista!!!... E, conforme podemos ver, ele estava sim na Classe de Messiaen! Portanto, a lista do Boivin não é completa...
Mas, para maior felicidade ainda, entrei na semana passada em contato com a arquivista do Conservatório (Mme. Levy) e ela me informou que, na semana que vem, sairá um novo livro bem mais "confiável" sobre o período em que Messiaen foi professor no Conservatório. Isso porque a base de dados usada para tal livro vem diretamente dos arquivos do Conservatório (e é por isso que a Mme. Levy sabia do livro, afinal, é onde ela trabalha...)
Vejam uma cópia do email que ela me enviou:
"Monsieur,
En réponse à votre demande, j'ai le plaisir de vous informer que le livre dont je vous ai parlé, intitulé Messiaen 2008. Messiaen au Conservatoire, va sortir dans une semaine environ et sera en vente au prix 20€."
(ainda bem que eu tenho reserva técnica Fapesp!!!)
Outra: nesse mesmo dia, na Médiathèque do Ircam, ao descer as escadas do Mezanino, dei de cara com o Marco Lacerda, professor da Usp e que participou da minha banca de qualificação do doutorado. Foi uma bela surpresa... Ficamos conversando um tempo. Ele veio aqui para doar para o Museu do Homem as gravações das músicas de uma tribo do Benin que ele fez durante o seu pós-doutorado. Nas palavras dele:
"-E se depois eu morro e essas coisas ficam perdidas?!?!..."
Uma atitude muito bonita e autruísta, não?
Um grande abraço a todos e até a próxima,
Tadeu

3 comentários:

Lígia disse...

Para quem ainda tinha dúvidas...não é?
Mas q sorte, hein? Livro novo que provavelmente será de grande valia.

BEIJOS
Te amo.

Vestígios do dia disse...

Oi Tadeu!!!
Fico feliz pelas descobertas e pelas otimas coincidencias...!
Ciao!

Tadeu Taffarello disse...

Dúvidas eu não tinha, mas é sempre legal encontrar algo a mais que comprove...