segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Fim de semana com Raquel, Luis, Sabrina e Giovani

Pessoal:

Passei um fim-de-semana muito especial! Fui visitar a minha prima que mora em uma cidade que se chama Saint-Georges-des-Groseillers, na Normandia. Hoje vai ser, como diz a minha amiga Elen, um "fotolog"...

Link do google maps:


Agrandir le plan

(Nossa!!! Consegui fazer algo novo!!!! O mapa já fica aqui direto!!!! Essa foi boa, não? Acho que dá também para mover para cima e para baixo, além de fazer zoom in ou out...)

Enfim, na realidade, não há trem de Paris para lá. Eles se servem da estação da cidade maior e mais próxima, que é Flérs.

foto 1: detalhe da estação de Flérs

foto 2: trem com o qual fui....


foto 3: vista da frente da estação de Flérs

Esperei um pouco e o Luis, marido da minha prima, foi me buscar na estação. Ele e a Sabrina. Não demoramos nem 15 min. e já chegamos à casa deles, en Saint-Georges


Epa: olha a foto da foto!!!! Apresento a quem não conhece a minha prima, Raquel.

Chegando lá, a Sabrina e o Giovani quiseram brincar de montar torre. E olha que a gente fez uma bem alta, não? Tudo isso com peças de lego...

No dia seguinte, no domingo, fomos passear em Caen. Na foto abaixo, Luis, no estacionamento, fazendo uma bela cara (ahahahahahahahaha!)

A Sabrina é realmente muito linda. Não desgrudava de mim, o que adorei... Ficava todo o momento querendo brincar e ficar junto. É uma fofinha...
Na foto abaixo, o Hotel de Ville (espécie de prefeitura), de Caen. (e a Sabrina junto, lógico)
Lá em Caen, eu deixei a minha máquina fotográfica na mão dela. E não é que a menina tem talento. Várias das próximas fotos foi ela quem tirou. Na foto abaixo, a Abbey aux Hommes, que fica ao lado do Hotel de Ville, em Caen, e que foi construída no séc. X.
Na hora do almoço, fomos a uma pizzaria em um centro comercial (shopping). Alguém já viu comer pizza no almoço??? pois é, e não é que fica bom....
Minha prima, de novo....
Essa foto ficou muito boa, não? No carro, voltando de Caen, eu mesmo dei uma "relaxada" (para não dizer que dormi...) A viagem dura menos de 1h, mas deu tempo de reabastecer a bateria. E nem vi que a Sabrina continuou disparando a máquina. E conseguiu fotos excelentes...
Foto do Giovani dormindo. (Acho que foi a única que ela tirou do irmãozinho dela...)
Voltamos a Flérs e fomos passear no Château que tem lá. É muito belo:
Eu e minha prima no fundo do château, onde fica um lago muito lindo...

Nesse lago, no château, tinha muitos patos passeando. A minha prima comentou que no verão não tem tantos. Será que é por causa da imigração? Ficamos na dúvida...
E tem um pessoal que vai lá pescar... (Essa foto ficou excelente, com o reflexo das árvores na água. Parabéns, Sabrininha...)
Mais uma foto de um outro ângulo do Château de Flérs.
Foi isso o que aprontei no fim-de-semana. Foi excelente. Fazia tempo que não comia tanto. Logo que cheguei, no sábado, a Raquel nos preparou lasagna. No jantar ela fez um prato muito típico, a raclette (é assim que escreve). Ele é composto de queijo derretido, batatas cozidas (pequenas) e frios. Fica uma combinação excelente. Ela me contou que a região sofreu muito com a guerra. Inclusive, a Normandia, foi a região escolhida pelas tropas americanas e britânicas para fazerem o famoso dia D. Flérs, mesmo, não é no litoral, e, por isso, não teve uma influência direta sobre esse dia específico. Mas a cidade foi muito bombardeada nesse período. Inclusive, no centro, as casas são, na maioria, fabricadas de granito bruto, o que dá um aspecto escuro muito charmoso à cidade toda. Esse era o material que eles tinham para refazer a cidade que era o mais barato e abundante para eles. E a raclette, nosso prato típico, vem também da época da guerra. Os combatentes juntavam restos de queijo, derretiam e comiam com batatas... Foi aí que surgiu o prato... (muito bom, eu recomendo....)
Depois, no domingo, fomos à pizzaria no almoço, em Caen. E, ainda antes de eu ir embora, a Raquel preparou umas crépes para a gente. (Sei lá, acho que ela achou que eu estava muito magrinho... ahahahaha! )
(Raquel, Luis, Sabrina e Giovani: muito obrigado pela acolhida carinhosa que recebi em sua casa. Podem ter certeza que guardarei no meu coração com muito carinho esses momentos que passamos juntos...)
A todos os demais, um grande abraço,
Tadeu

Um comentário:

Elen disse...

Oi Tadeu,
do fotolog: vc não pensou em montar um álbum de fotos virtuais?!
dos patos: no verão, talvez, eles sejam alvos dos caçadores que gostam de um bom Confit de Canard! rsrs.
das fotos: a menina realmente tem talento. Ficaram boas as fotos.
Abraço.