segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Jardin de Louxembourg e Saint Étienne

Pessoal:



Eu achei que a postagem de ontem ficou meio deprê. Li hoje a do meu amigo Arthur que foi uma postagem super bem humorada e resolvi pôr coisas mais alegres aqui no meu blog também!!! Saí pra lá uruca!!!!



É o seguinte: outro dia, por indicação dos meus amigos Elen e Alexandre, eu passei pela Igreja de São Êstevão aqui em Paris e tirei umas fotos. Só que eu até tinha esquecido delas. A Igreja fica ao lado do Pantheon (Susanna, a gente foi lá, você se lembra? Eu só não prestei atenção que era do Saint-Étienne. Ou, melhor, eu não sabia que Saint-Étienne e São Êstevão são, na realidade, a mesma pessoa, só que em um o nome está em francês e em outro, em português....)



Aliás, essa representação aqui nesse afresco se parece muito com uma outra que pus nesse mesmo blog há pouco, de um quadro do Louvre... Esse é mais antigo (o do Louvre...)



Hoje fiz muitas coisas: de manhã trabalhei na minha nova composição; almocei com a Maíra no Pó-Royal; à tarde fui à sala do Mikhail e discutimos a minha composição. Ele me deu muitas dicas importantíssimas, sobretudo sobre a espacialização, algo sobre o qual eu não tenho tanta experiência...; Depois, à noite, fui ao centro; e, chegando do centro, tive uma conversa muito bacana com a minha amiga Mariana.


Aliás, saindo do almoço, fui à pé do Pó-Royal ao Ircam pois estava com tempo. E, no caminho, resolvi entrar no Jardin de Louxembourg. É um lugar pelo qual passo todos os dias e onde nunca tinha entrado... Na foto abaixo, o Senado francês (que fica dentro do jardim)

Achei lá uma instalação que me tocou muito. Tanto pela beleza dela própria, como pela beleza do lugar onde ela está e pelo que ela tenta representar. É claro que em arte, uma representação é sempre ambígua (juram mesmo que não tem mais trema nessa palavra!....), mas está escrito que ela se chama "O grito e o escrito" e representa uma homenagem ao fim da escravatura e, ao mesmo tempo, um alerta contra a escravatura moderna, ainda em voga em muitos países, de maneira disfarçada... Ela tem dois lados... Não consegui definir se há uma relação se cada um dos lados é para um significado... Vejam aí...



Enfim, é isso aí... Hoje o meu dia foi bem movimentado e bacana...

Aliás, amanhã tenho aula com o Ledoux. Ele me enviou hoje um link de duas transmissões radiofônicas realizadas sobre a sua música. O link é:


Prestem atenção, pois há vários links. O dele são dois programas e está escrito "ledoux" no fim do mesmo

Um grande abraço,
Tadeu

6 comentários:

Elen disse...

Oi Tadeu,
sério que vc nunca tinha entrado no Jardin de Luxembourg? E você deixou a Lígia ir embora sem ter passado por lá?!?!?! Imperdoável... da próxima vez, me consulta para eu te fazer um roteiro turístico por Paris...
Vc chegou a entrar no claustro da Saint-Etienne? E vc viu os vitrais, que são lindos e bem baixinhos (ao contrário de todos os outros que a gente encontra por aqui, que nos faz sair da igreja com o pescoço doendo)?
Abraço.
P.S.: Vc vai começar a fazer a contagem regressiva quando?

Andre' disse...

Fala Jacao, saudades!!!!! mas aguenta firme ai, falta pouco... Eu to na contagem regressiva pro dia 08, mas vc tem que aproveitar da melhor maneira cada um de seus dias por ai, que tenho certeza vc nunca mais ira esquecer deles e sempre olhara para tras como "bons tempos"!!!! Abracao, ate dia 08... Andre

Lígia disse...

Oie..a Elen tem razão...imperdoável....

Fico feliz por vc ter deixado a uruca de lado...

Tô eperando um telefonema.

Te amo..

Vestígios do dia disse...

oi Tadeu...legal aquela instalaçao...nao sei se tem alguma coisa a ver, mas a impressao que me da è que aquela preta faz alusao à escravidao "efetiva", nao so por como representou os elos, mas talvez pela cor tb...
a do outro lado parece algo mais abstrato, ou seja, a escravidao moderna, à qual todas as raças e cores estao sucetiveis, mas, além disso, nao sei, mas da impressao que o verde representam raizes...a escravidao à qual estamos presos e que, de certa forma nos da sustentaçao e castraçao ao mesmo tempo...o vermelho me da impressao de serem veias, vasos sanguineos, uma escravidao que nos corre pelas veias, uma escravidao da qual nos alimentamos e da qual è dificil, quase impossivel se liberar,ja que è quase mesmo um componente de nossa fragil estrutura...
bom...è muita viagem prum dia so... fique bem e viaje bastante por ai tb!!
Bjao

Unknown disse...

Tadeu
Muita paz para o seu coração.
Com certeza, mesmo depois que você retornar ainda irá 'descobrir' lugares que você não foi e que têm algo de belo a ser visto.
Não é assim até mesmo na terra que a gente mora? Não tem ainda lugares que nem conhecemos na nossa própria terra?
A contagem regressiva para o dia 8 continua. Na minha falta um sábado fraterno e alguns dias...
Um abraço de saudades

Tadeu Taffarello disse...

Camis:

adorei a sua "viagem"!!! Parabéns...