quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Berimbau

Pessoal:

Pretendo colocar um berimbau na minha nova peça. Só que, daí, surgiu a dúvida: como escrever para o instrumento? Há alguém que já tenha tentado?

O berimbau é um instrumento que tem o seu ensino tipicamente oral, como é visível na série de vídeos no youtube do Jacaré do Lodo (são 19 vídeos!... Já assisti até agora até o 13....)



Agora, há também um pessoal que já é mais avançado no tocar o berimbau. Não que o Jacaré não seja, mas ele está sendo bastante didático em seus vídeos. Há dois "improvisadores" que me chamaram muito a atenção: o Ramiro Musotto e o Cabello.



Não sei o porquê, mas o vídeo do Cabello não há um link para importá-lo diretamente... Fica então o link da Internet, para ser copiado e colado no seu navegador: http://www.youtube.com/watch?v=Jnd0_kEOFQU O improviso mais bacana mesmo é no início... Depois vira dança, o que é também legal...

Agora, algo que me chamou muito a atenção foi descobrir que há também berimbau na África. Isso eu não sabia. Achei que era um instrumento brasileiro. Mas não... Vejam a diva Madosini Manqina, da África do Sul. É um show!!! E ela cantando nas profundezas, então!!!! Vejam só...



Agora, há ainda um outro jeito de se tocar o berimbau que é utilizando o bordão de copo de vidro e "afinando" o instrumento. Há um vídeo bacana do Dinho Nascimento fazendo isso, no seu berimbau blues...



Então é isso... Viu só quanto de bobeira a gente aprende também no youtube!!! Acho que isso que é o mais incrível hoje em dia. Se você desconhece algo, acesse o youtube pois é bem capaz que haja algo lá!!!!

Agora, respondendo a minha pergunta inicial, "como escrever para o instrumento?", achei sim uma peça de um compositor chamado Hiller, que fez um dueto de piccolo e berimbau. Ele utilizou uma grafia mais ligada ao jeito de tocar do Dinho Nascimento, com alturas definidas, em clave de fá. Não sei se adoterei essa forma de escrita, pois como ficou bem claro nos vídeos do Jacaré do Lodo, o mais importante mesmo é o lugar e o jeito como se toca, e não as alturas que com isso se obtém. A não ser, é claro, em uma prática como a do Dinho, onde as alturas são importantes. Talvez haja um jeito de mesclar as duas coisas... Sei lá, estou ainda "en travaux" (em reformas...)

Um grande abraço e até a próxima,

Tadeu

3 comentários:

Lígia disse...

oie...
são muito bons mesmos, mas cadê aquele do duende?? hehehe

e não bobagens, são de fatom fonte de pesquisa!!

Te amo...

Tadeu Taffarello disse...

O do duende é sobre o berimbau de boca... O link é:

http://www.youtube.com/watch?v=W75joMPUS0g

Ele fala, "Hum... Alô base!" E a câmera focaliza uma escada. No fim da escada, atrás do vaso de flor, aparece um duende que sai correndo para trás da casa, para a esquerda!!!!! É antes do segundo 5! O cara é tão tão tão zen que até duende aparece na casa dele!!!! E o pior é que o tiozinho manda bem nesse instrumento aí que ele tá mostrando...

jacare do lodo disse...

Olá amigo, me chamo Edson, na net sou o JACARE DO LODO, vc deve ter visto meus videos de berimbau e atabaque, gostaria de oferecer minha ajuda a você com relação a esta instrumento, pois tenho o conhecimento dele tanto na história, como no ritmo tipico a capoeira, como tambem sei utiliza-lo em todos os ritmos de musica possivel, pois sei toca-lo do mesmo jeito que ramiro mussoto, dinho nascimento , tambem sei toca-lo fazendo soar as notas musicais DÓ RÉ MI etc etc..
Em resumo lhe ofereço minha ajuda, porque que você tem mais condições de divulgar miha arte do que eu, e humildemente peço desculpa se por um acaso de alguma forma pareci uma pessoa arrogante por afirmar que sei fazer tudo isto, meu msn é jacaredolodo@hotmail.com meu e-mail é o mesmo.
eu aqui tenho um trabalho musical e de muitos ritmos e composições que levo para a comunidade, axé amigo!]