sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

+ berimbau

Pessoal:

(Ainda refletindo sobre a música nova) Há duas maneiras de se encarar um instrumento musical. A primeira é tratando as suas referencialidades; ou seja, pensar em um instrumento como parte de algo que está além dele. Por exemplo, nos vídeos do Jacaré do Lodo, ele nos ensina a tocar o berimbau a partir da lógica da capoeira e, por isso mesmo, uma coisa está fortemente associada à outra. Não tem como você ouvir o JL sem lembrar da capoeira, o berimbau dele é um símbolo da capoeria (isso na relação triádica do ícone-índice-símbolo);

Já a segunda maneira é você encarar um instrumento musical a partir da sua sonoridade própria. É a fábula do "L'enfant à l'herbe" do Pierre Schaeffer, em seu livro "Traité des objects musicaux". Ou seja, um instrumento não é referencial e sim nasce com a sua sonoridade. Para ficar mais claro isso, gostaria de exemplificar com um vídeo do Naná Vasconcelos, que me tocou muito...



Como fica bem claro no vídeo, não há um jeito certo ou errado de tocar (tecla sobre a qual o Jacaré do Lodo, para usar um exemplo oposto, bate constantemente). No vídeo do Naná, o instrumento berimbau não existe "à priori", ele é inventando ao mesmo tempo em que é inventada a sua sonoridade; e a sua maneira de tocar nasce da própria sonoridade... Essa é a grande diferença entre o berimbau referencial e o berimbau "enfant à l'herbe".

Um grande abraço e até amanhã, talvez...

Tadeu

2 comentários:

Lígia disse...

Adorei esta postagem...
Aqui vi o TADEU musicólogo, apaixonado pelo som e suas invenções...

Assim como objeto e sonoridade vão se inventando, vc também está se criando, amadurecendo, mostrando o seu melhor lado de músico.

Te Amo!!

Beijocas

Unknown disse...

Tadeu

Muita paz para o seu coração.

Que bom te ver observando a sonoridade dos instrumentos musicais.
Associa-os à Natureza sempre que possível e descobrirás os caminhos que Deus usou para criar os sons.
Lembre-se sempre que os sons traduzem algo que vem do íntimo de quem o produz, e se você encontrar os caminhos que Deus se utilizou para produzir os sons, descobrirás o Amor puro que vem do Criador para as criaturas.

Um abraço de saudades

Pai