Ontem, depois de tanta "bagunça", hoje voltei aos estudos...
Passei a manhã na lavanderia e à tarde na médiathèque do Ircam. Fiquei estudando à tarde toda um dos movimentos da Transfiguration de Notre Segneur Jésus-Christ, de Messiaen. Em seu livro Traité de Coleur, Rythme et Ornithologie, Messiaen descreve as cores de cada um dos acordes que foram utilizados no Coral da Montanha Sagrada (sétimo movimento da Transfiguration). Tirei uma cópia da partitura e escrevi todas as cores debaixo de cada um dos acordes, refazendo o caminha descrito por ele no livro. E, sinceramente, ainda não compreendi a relação de cores entre eles. Pelo menos não na forma como ele descreve. Para ele, por exemplo, o acorde de Mi Maior é vermelho. Eu não vejo vermelho algum quando ouço esse acorde... Porém, algo que é real, é o que ele diz sobre a luminosidade dos acordes. Isso é possível de imaginar e de sentir. Ou seja, quando um acorde é mais luminoso, ele tem um timbre mais brilhante; já quando ele tende para o "noir" é porque ele é mais dissonante ou mais grave... Essa relação está ligada ao timbre da orquestração utilizada e à resultante sonora do acorde...
Enfim, sei lá, continuo na minha busca...
Um abraço,
Tadeu
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Hj vc me pareceu um pouco melancólico.
Persevere sempre.
Te amo
Li:
É assim mesmo, a pesquisa. Quando a gente está procurando algo, nem sempre é de prima que tudo se esclarece... Às vezes o assunto vai amadurecendo aos poucos no nosso pensamento...
A procura também nao è ruim...è bom gastar um pouco de tempo digerindo, experimentando, fermentando as ideias e conceitos...tenho certeza que, depois dessa experiencia, a tese vai ser muito mais aromatica e encorpada...como um bom vinho tinto!
Um abraço
Tadeu
Muita paz para os eu coração.
Por aqui temos o André/Lu/Pedro já na casa pertinho dos pais da Lígia com o Pelé.
Temos o final de ano chegando para os professores (Mãe, Paulo, Lígia) - as conseqüentes correrias de fechamento de notas.
Temos uma piscina que finalment clareou (mas, gozado, a saudade de você não diminuiu).
Temos as atividades do Centro se preparando para ter uma nova formatação (novos trabalhos chegando para quem quiser trabalhar).
Temos, enfim, a vida continando.
E você com sua busca também continuando algo que vem ao encontro dos seus anseios. Creio que, espiritualmente, os acordes realmente tenham uma coloração transformando a música em algo ainda mais maravilhoso. Só não sei o quanto isso consegue ser materializado aos nossos olhos. Espero que você descubra isso.
Só não estranhe se, depois, descobrir que as cores espirituais são ainda mais belas e harmoniosas do que é possível vislumbrar por aqui.
Você conhece um ensino que nos diz: busca e encontrarás. Então, meu amigo, continua a tua busca até encontrar.
Um abraço de saudades (que aumenta a cada dia).
Postar um comentário